FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA VIA DO GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO
Resumo
O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, em
curso, e busca apresentar as demandas formativas de um grupo de
estudo-reflexão constituído por gestores públicos de Educação Especial,
professores e alunosda Universidade. Focaliza as possibilidades de uma
formação continuada na perspectiva crítica. Utiliza a pesquisa-ação
colaborativo-crítica como pressuposto teórico-metodológico, e se fundamenta
na teoria crítica de Habermas. Tem como sujeitos 10 integrantes da equipe
gestora da Educação Especial do município de Serra-ES que, na medida em
que busca formação para os demais profissionais da rede de ensino, assume a
necessidade de investir em sua própria formação. Para este trabalho foram
tomados como base os encontros iniciais (três primeiros encontros). Dos
movimentos que têm se constituído no grupo, destaca-se a assunção da
concepção crítica de formação continuada como possibilidade de constituição
de uma perspectiva de formação que prioriza as demandas do próprio grupo,
na medida em que se constituem como grupo autorreflexivo. De diferentes
modos, os gestores vão se constituindo em comunidade autocrítica de
investigadores a partir da autorreflexão organizada, por meio da colaboração
entre a rede municipal de ensino e a universidade.
Palavras-chaves: Gestores públicos de Educação Especial; Formação
Continuada; Pesquisa-ação colaborativo-crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.