FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL PELA VIA DO GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO

Autores

  • Lucimara Gonçalves Barros Brito Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, em
curso, e busca apresentar as demandas formativas de um grupo de
estudo-reflexão constituído por gestores públicos de Educação Especial,
professores e alunosda Universidade. Focaliza as possibilidades de uma
formação continuada na perspectiva crítica. Utiliza a pesquisa-ação
colaborativo-crítica como pressuposto teórico-metodológico, e se fundamenta
na teoria crítica de Habermas. Tem como sujeitos 10 integrantes da equipe
gestora da Educação Especial do município de Serra-ES que, na medida em
que busca formação para os demais profissionais da rede de ensino, assume a
necessidade de investir em sua própria formação. Para este trabalho foram
tomados como base os encontros iniciais (três primeiros encontros). Dos
movimentos que têm se constituído no grupo, destaca-se a assunção da
concepção crítica de formação continuada como possibilidade de constituição
de uma perspectiva de formação que prioriza as demandas do próprio grupo,
na medida em que se constituem como grupo autorreflexivo. De diferentes
modos, os gestores vão se constituindo em comunidade autocrítica de
investigadores a partir da autorreflexão organizada, por meio da colaboração
entre a rede municipal de ensino e a universidade.
Palavras-chaves: Gestores públicos de Educação Especial; Formação
Continuada; Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

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Publicado

28-02-2021