DESAFIOS DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo apresenta abordagens sobre crianças público-alvo da Educação
Especial, em especial, os alunos com transtorno global do desenvolvimento (TGD), a
pesquisa aqui apresentada possui cunho bibliográfico (CLIFFORD, 1997, p. 73) e é
organizada por estudos já realizados sobre a temática por meio de coleta de dados
de trabalhos publicados nos Anais do Seminário Nacional de Educação Especial e
Seminário Capixaba de Educação Inclusiva dos anos de 2016 e 2018. Esta pesquisa
caracteriza-se pelo estudo detalhado e particular de casos, possibilitando
aprofundamento e foco, podendo assim propor ao leitor conhecer de forma minuciosa
detalhes do tema abordado, destaca-se aqui um traço significante que caracteriza este
tipo de estudo, a apresentação dos fenômenos sociais como processuais e
contingentes, estás características ajustam-se a pesquisa qualitativa. Diante dos
artigos analisados chegamos á conclusão que muitos são os desafios tais como:
práticas pedagógicas, jogos e brincadeiras, a interação social e a superação do
diagnóstico. O estudo aqui apresentado tem como referencial teórico o autor Paulo
Freire (1993, 1996, 2001, 2002) por abordar a educação como prática transformadora
e libertadora do educando, impulsionando-o na luta de quebra de paradigmas e
apreendendo a entender sua subjetividade, possibilitando a inclusão no espaço ao
qual esse sujeito se encontra inserida. Sendo assim, entender que as crianças com
autismo não são isoladas, nem soltas e muito menos desligadas do mundo, portanto,
compreender que estas crianças necessitam de atenção e de ser incluídas em todos
os ambientes nos quais estão inseridas, pois se tratam de sujeitos com sentimentos,
capaz de demonstrar afetividade, tristeza e dor.
Palavras-Chave: Inclusão, educação especial, crianças.
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