INTERSETORIALIDADE DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASO
Resumo
No âmbito da garantia dos direitos sociais, as políticas intersetoriais podem desempenhar função social efetiva à coletividade para amenizar os impactos da “questão social” que é produzida na sociedade capitalista. Objetivou-se refletir sobre a intersetorialidade enquanto estratégia de gestão pública, sobretudo para o planejamento, execução e avaliação, entre a Assistência Social e a Educação. Assim visa-se potencializar a autonomia emancipatória da população usuária dessas políticas públicas, no município de Presidente Kennedy – ES. Problematizou-se que grande parte do público alvo da política pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é usuária da política de Assistência Social, no município citado. Pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica, que se configura como estudo de caso. Os resultados apontam que há necessidade de reflexões sobre a interdependência entre a política de Assistência Social e a Educação para o fortalecimento da modalidade de ensino – Educação de Jovens e Adultos –. Isto porque, existe uma estrutura social de rede que atende as demandas da população que teve menos oportunidades ao acesso e à permanência na política de Educação, durante a infância e a juventude. Conclui-se que há muito a ser investido em ações intersetoriais, no município de Presidente Kennedy, para que o diálogo entre essas políticas públicas em discussão venha contribuir com o desenvolvimento humano, por meio de um trabalho em rede, com ações intersetoriais, sobretudo porque o público-alvo de ambas as políticas é o mesmo. Portanto há necessidade premente de potencializar a intersetorialidade entre essas políticas, no exercício da gestão pública municipal priorizando a autonomia dos educandos, usuários dessas políticas.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Intersetorialidade. Assistência Social. Educação. Educação de Jovens e Adultos.
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