ANÁLISE DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
O presente texto pretende discutir acerca da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analisando os dados do Censo Escolar da Educação Básica referentes ao período entre os anos de 2011 e 2021, principalmente da Educação Infantil ao 9º Ano, especificamente, mas não exclusivamente, do município de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo Sul da Bahia. O objetivo foi ter um paralelo comparativo do município com ele mesmo, bem como entre as demais 12 cidade da região em destaque, para a produção de um panorama que nos favoreça à reflexão sobre possíveis política a serem construídas com base nesses dados, pois, por estarmos vinculados profissionalmente ao campo da Educação Especial e ao município em foco, ter este parâmetro pode nos ajudar a pensar tais políticas. Para a sustentação teórica tomamos os indicativos de Norbert Elias e Vygotsky. O primeiro por seus trabalhos relacionados à análise dos movimentos que indivíduos e sociedade produzem, e como inferem na organização que estabelecem entre si, ao passo que o segundo contribuiu para uma análise do processo de aprendizagem de
estudantes público-alvo da Educação Especial como condição de exercício producente do contexto em sociedade para as questões culturais, e não para o encerramento das possibilidades de aprendizagem apenas por questões biológicas. Os dados nos mostram que existem sérias falhas nos modos como as redes municipais vêm registrando as informações, haja vista a variação para mais ou para menos entre um ano de diferença, de forma que em um período letivo estudantes são registrados às centenas, e no seguinte período não aparecem mais, sumindo, também, às centenas.
PALAVRAS-CHAVE: Teixeira de Freitas. Educação Especial. Censo Escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.