O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR (AEAH) NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E CAPIXABA
AVANÇOS E LIMITAÇÕES
Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre o Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar (AEAH), tendo como referência a legislação brasileira e capixaba que o sustenta, buscando apontar seus avanços e limitações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na análise documental de leis, decretos, portarias, etc., que organizam o AEAH. Os resultados apontam que, embora muitos documentos legais garantam esse serviço / política pública como um direito, suas marcas são a fragilidade e contradição quando se trata de operacionalizar na prática o acesso à educação no hospital. Também indicamos que, no caso do Espírito Santo, há a necessidade da aprovação de uma legislação estadual que aponte as obrigações de cada secretaria e amplie o acesso do aluno-paciente à escolarização.
Palavras-chave: Classe Hospitalar; Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar; Legislação; Direito.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.