O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Gustavo Falcão Santana Universidade Federal do Espírito Santo
  • Letícia Soares Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Allana Ladislau Prederigo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Bárbara Rebecca Baumgartem França Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Toma-se a Educação Especial como modalidade da educação escolar no Brasil e como direito público subjetivo. Atribuindo à comunidade escolar e ao poder público a responsabilidade de ofertar uma educação de qualidade aos alunos público-alvo da
Educação Especial, questiona-se: qual é o papel do gestor escolar ou dos gestores escolares no processo da inclusão escolar, visando a educabilidade desses alunos? O que as pesquisas evidenciam sobre o tema? Assim, o trabalho tem como objetivo
geral compreender as principais contribuições bibliográficas nos anos de 2020 e 2021 acerca do papel do gestor escolar no processo inclusivo educativo dos alunos públicoalvo da Educação Especial, apontando as convergências e divergências mais latentes dos autores encontrados no que tange às conceituações sobre esse papel. Aporta-se teoricamente em Habermas e metodologicamente na pesquisa bibliográfica realizada nos anais de eventos brasileiros que tomam a Educação Especial como temática. Evidencia-se que nos anos de 2020 e 2021, nos eventos em que o estudo foi realizado, apenas quatro trabalhos foram encontrados. Conclui-se que o gestor escolar, para garantir as condições de escolaridade dos estudantes, e fomentar os
processos de aprendizagem e permanência de todos, deve estar presente e garantir a articulação entre os diferentes profissionais da escola, promovendo um espaço de diálogo e colaboração. As produções encontradas revelaram significantes
contribuições para a área, dado que trouxeram o papel do gestor na Educação Especial, as lacunas da formação inicial e das práticas dos docentes, levantando as possibilidades de superação das limitações e barreiras existentes na escola e na modalidade em si. Os autores convergem porquanto apontam a formação continuada como um dos possíveis e mais viáveis meios nessa superação.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação Especial. Pesquisa Bibliográfica.

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Biografia do Autor

Gustavo Falcão Santana, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduando em História - UFES. gustafal72@gmail.com

Letícia Soares Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação - PPGE/UFES. fernandesletss@gmail.com

Allana Ladislau Prederigo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação - PPGE/UFES. allana.prederigo@gmail.com

Bárbara Rebecca Baumgartem França, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação - PPGE/UFES. barbarabrbf@gmail.com

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora - CE/PPGE/UFES. mlalmeida.ufes@gmail.com

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social