O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Toma-se a Educação Especial como modalidade da educação escolar no Brasil e como direito público subjetivo. Atribuindo à comunidade escolar e ao poder público a responsabilidade de ofertar uma educação de qualidade aos alunos público-alvo da
Educação Especial, questiona-se: qual é o papel do gestor escolar ou dos gestores escolares no processo da inclusão escolar, visando a educabilidade desses alunos? O que as pesquisas evidenciam sobre o tema? Assim, o trabalho tem como objetivo
geral compreender as principais contribuições bibliográficas nos anos de 2020 e 2021 acerca do papel do gestor escolar no processo inclusivo educativo dos alunos públicoalvo da Educação Especial, apontando as convergências e divergências mais latentes dos autores encontrados no que tange às conceituações sobre esse papel. Aporta-se teoricamente em Habermas e metodologicamente na pesquisa bibliográfica realizada nos anais de eventos brasileiros que tomam a Educação Especial como temática. Evidencia-se que nos anos de 2020 e 2021, nos eventos em que o estudo foi realizado, apenas quatro trabalhos foram encontrados. Conclui-se que o gestor escolar, para garantir as condições de escolaridade dos estudantes, e fomentar os
processos de aprendizagem e permanência de todos, deve estar presente e garantir a articulação entre os diferentes profissionais da escola, promovendo um espaço de diálogo e colaboração. As produções encontradas revelaram significantes
contribuições para a área, dado que trouxeram o papel do gestor na Educação Especial, as lacunas da formação inicial e das práticas dos docentes, levantando as possibilidades de superação das limitações e barreiras existentes na escola e na modalidade em si. Os autores convergem porquanto apontam a formação continuada como um dos possíveis e mais viáveis meios nessa superação.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação Especial. Pesquisa Bibliográfica.
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