A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊCIA VISUAL

POLÍTICAS INSTITUIDAS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Claudiana Raymundo dos Anjos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Reginaldo Celio Sobrinho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Christiano Felix dos Anjos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este artigo, tem como objetivo problematizar a dinâmica de inclusão escolar de crianças com deficiência visual por meio dos dados estatísticos relativos ao fluxo total de matrículas dessa população em escolas estaduais de Educação Básica, pertecentes ao sistema estadual de ensino, localizadas no município de Vila Velha/ES. O aporte teórico está baseado nos constructos da Sociologia Processual elaborada por Norbert Elias (1994, 2001) em diálogo com a literatura que versa sobre o direito das crianças à educação escolar. Os dados permitem destacar a pertinência da identificação quantitativa de crianças que se encontram matriculadas nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental com diagnóstico de deficiência visual e de outras deficiências reconhecendo essa ação como importante dispositivo para a produção de políticas que atendam suas necessidades e especificidades, desde a primeira etapa de escolarização. Nessa direção, observa-se que a dinâmica de acesso e de permanência dos alunos no contexto escolar precisa ser cada vez mais problematizada focalizando-se as condições de realização do trabalho dos profissionais que atuam com essas crianças, a fim de garantir sua aprendizagem. Os dados apresentados indicam a necessidade de se prosseguir com esses estudos, visando a garantia à educação, o que implica, necessariamente uma cuidadosa (re)visão de concepções relativas ao processo de inclusão escolar dessas crianças.

Palavras-chave: Educação Especial. Deficiência Visual. Fluxo de matrículas

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Biografia do Autor

Claudiana Raymundo dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Reginaldo Celio Sobrinho, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Christiano Felix dos Anjos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo vinculado ao PPGE.

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social