CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES
Resumo
A construção histórica da política de educação especial no Brasil sofreu influência de movimentos e documentos internacionais que subsidiaram os movimentos sociais na luta pela garantia de direito à educação aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Diante desse cenário, torna-se fundamental compreender o contexto histórico-social que envolve a constituição das políticas de educação especial nos sistemas municipais de ensino e o papel do Estado nesse percurso. Nesse estudo, temos como finalidade analisar a política de educação especial do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Para tanto, propomos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/2010. Foi possível observar que o município articula a sua política de Educação Especial a “Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”, de 2008. Na rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim, a Educação Especial é regulamentada pela Portaria 881/2010, que dispõe sobre essa modalidade de ensino na rede municipal, fundamentada na CF/88 e na LDB/96, bem como em acordos internacionais. O Plano Municipal de Educação esboça a intenção por parte do poder público em contribuir com a implementação de políticas educacionais, a partir da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Isso é ratificado na Meta 4, que traz estratégias articuladas a Meta 4 do PNE (2014-2024), na tentativa de contribuir com implementação das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e assegurar o processo de escolarização dos estudantes elegíveis ao atendimento da educação especial nas classes comuns no município.
Palavras-chave: educação especial; inclusão Escolar; políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.