ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
UM CAMINHO PERCORRIDO E A SE PERCORRER NO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES
Resumo
A partir do ano 2016, após o golpe do impeachment, deu-se o início a propagação do discurso da retomada do atendimento educacional especializado em instituições particulares – atendimento segregado. Esse discurso se tornou uma ação concreta no ano de 2020 por meio do Decreto nº 10.502, onde a matrícula do estudante com deficiência na escola regular de ensino passou a ser opcional. Compreender esse momento de retrocesso é fundamental para que possamos pensar em estratégias de resistência para garantir os direitos ora conquistados. Portanto, neste artigo buscamos descrever alguns dos acontecimentos ocorridos em um município do Espírito Santo durante a implementação e oferta da modalidade da Educação Especial - a partir do processo de formação continuada – no intuito de esclarecer como se efetivou esse fenômeno em suas particularidades. Com isso, objetiva-se compreender os avanços e retrocessos existentes na trajetória de implementação e oferta do AEE considerando a formação continuada de um dado município do ES. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, bibliográfico, documental e estudo de caso. Fundamenta-se nas proposituras do método materialista histórico e dialético. Concluímos que a implementação da modalidade de ensino da Educação Especial, no município estudado, até um determinado período, buscou atender uma proposta inclusiva e reflexiva, uma vez que foram promovidas formações continuadas para a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos para todos os profissionais que atuavam na rede de ensino (professores regentes, pedagogos, diretores, coordenadores). Entretando, percebe-se que ao longo dos anos essas formações foram se restringindo aos professores que atuavam na educação especial, limitandose quase que exclusivamente para a prática pela prática o que demonstra um retrocesso no que tange a proposta inicial de ofertar uma educação na perspectiva inclusiva para todos os profissionais da escola, bem como oportunizar momentos de estudos teóricos para se pensar numa práxis.
PALAVRAS-CHAVE: Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial; Educação Inclusiva; Formação de Professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.