REDE DE APOIO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

DIÁLOGOS-REFLEXIVOS COM EQUIPE GESTORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Paulo Roberto Bellotti Vargas Universidade Federal do Espírito Santo
  • Carline Santos Borges Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Objetiva evidenciar a importância de processos formativos para a reflexão crítica da equipe gestora de Educação Especial de Castelo/ES, no que se refere ao processo de educação inclusiva no município e problematizar as redes de apoio escolar no contexto do atendimento educacional especializado. Optou-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica para o desenvolvimento dos diálogos-reflexivos com a Secretaria Municipal de Educação de Castelo, para pensar as redes de apoio aos alunos público-alvo da Educação Especial. Baseou-se em autores que discutem sobre a educação especial e sobre a formação continuada. O estudo defende ser fundamental o investimento na formação continuada de Equipe Gestora, pois, por vezes, nos preocupamos somente com a formação para os profissionais das escolas. O estudo aponta que os cuidadores são importantes, mas que não devem suprimir as ações dos professores especializados em Educação Especial, tendo em vista existir a necessidade do cuidar, porém, atrelada ao direito de aprender. Há de se investir em ações que priorizem a formação de redes de apoio, por sua vez composta por diversos profissionais: professores regentes, professores de Educação Especial, pedagogos e cuidadores, dentre outros, sem substituição de funções, sem o barateamento e, consequentemente, a precarização da educação ofertada aos alunos público-alvo da Educação Especial.


Palavras-chave: educação especial; equipe gestora; redes de apoio; cuidadores; Castelo/ES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Bellotti Vargas, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo.
E-mail: vargaspolocastelo@gmail.com

Carline Santos Borges, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Estágio doutoral pela Universidade de Lisboa. E-mail: carlineborges@hotmail.com

Downloads

Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada