REDE DE APOIO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DIÁLOGOS-REFLEXIVOS COM EQUIPE GESTORA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Objetiva evidenciar a importância de processos formativos para a reflexão crítica da equipe gestora de Educação Especial de Castelo/ES, no que se refere ao processo de educação inclusiva no município e problematizar as redes de apoio escolar no contexto do atendimento educacional especializado. Optou-se pelos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica para o desenvolvimento dos diálogos-reflexivos com a Secretaria Municipal de Educação de Castelo, para pensar as redes de apoio aos alunos público-alvo da Educação Especial. Baseou-se em autores que discutem sobre a educação especial e sobre a formação continuada. O estudo defende ser fundamental o investimento na formação continuada de Equipe Gestora, pois, por vezes, nos preocupamos somente com a formação para os profissionais das escolas. O estudo aponta que os cuidadores são importantes, mas que não devem suprimir as ações dos professores especializados em Educação Especial, tendo em vista existir a necessidade do cuidar, porém, atrelada ao direito de aprender. Há de se investir em ações que priorizem a formação de redes de apoio, por sua vez composta por diversos profissionais: professores regentes, professores de Educação Especial, pedagogos e cuidadores, dentre outros, sem substituição de funções, sem o barateamento e, consequentemente, a precarização da educação ofertada aos alunos público-alvo da Educação Especial.
Palavras-chave: educação especial; equipe gestora; redes de apoio; cuidadores; Castelo/ES.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.