FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM SRM E O TRABALHO PEDAGÓGICO COM ESTUDANTES COM AUTISMO

Autores

  • Adeliana das Graças Lima Scuzatto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rita de Cassia Cristofoleti Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A pesquisa aqui apresentada tem por finalidade desenvolver um estudo sobre a formação docente para prática de trabalho no Atendimento Educacional Especializado (AEE), envolvendo o trabalho realizado pelas professoras de Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que faz AEE nesse espaço. Tem como objetivo compreender as concepções dos profissionais que atuam no AEE em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), sobre as práticas pedagógicas vivenciadas com estudantes com autismo. A docência é sinônimo de inúmeros desafios e de incansáveis buscas pelo “melhoramento” de sua arte e pelo aperfeiçoamento da prática pedagógica. Nesse sentido, é relevante pensar no trabalho do professor de Educação Especial que faz o Atendimento Educacional Especializado no espaço da sala de recursos. Então, no AEE que acontece em SRM, Como o professor que atua no AEE em SRM se prepara ou está preparado para atender às demandas do público que frequenta esse espaço, mais especificamente o estudante com autismo? Para compreender as questões propostas no estudo, a pesquisa foi realizada com professoras contratadas por designação temporária (DT) e que atuam em salas de recursos da rede municipal de Nova Venécia/ES. Para obtermos respostas às inquietações o estudo foi realizado utilizando-se como método discussões em grupo focal, cujos encontros aconteceram uma vez por mês, durante quatro meses. Durante os diálogos, as discussões e as reflexões, compreendemos que há ainda um caminho longo para se percorrer no processo de formação docente para o trabalho nas salas de recursos multifuncionais. Os pontos apontados e discutidos foram fundamentais para o amadurecimento e aprendizado de todas, desde a pesquisadora às investigadas. As dificuldades elencadas foram várias, porém muito comum a todas no ambiente escolar.


Palavras-chave: Educação Especial. Autismo. Sala de Recursos Multifuncionais. Prática Pedagógica. Formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeliana das Graças Lima Scuzatto, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Pedagogia, Educação Especial, Letras Português. Pós-graduada em Educação
Especial e Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado; Psicopedagogia. Mestranda do
Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica. scuzattoa@gmail.com

Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte
do Espírito Santo; Universidade Federal do Espírito Santo; São Mateus, Espírito Santo. rita.cristofoleti@ufes.br

Downloads

Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 3 Acessibilidade: tecnologia assistiva e comunicação alternativa/ampliada