ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO SOBRE PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
UM ESTUDO COMPARADO
Resumo
O estudo tem como objeto de investigação a produção acadêmica sobre pesquisaação na área de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. O problema que nos motiva investigação é: quais os pressupostos teórico-metodológicos e epistemológicos utilizados na produção científica de dissertações e teses produzidas no período de 2010 a 2023, as quais tomam a pesquisa-ação como forma de investigação na área da Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil, Portugal e Moçambique? Busca analisar os pressupostos teóricometodológicos e epistemológicos utilizados na produção científica de dissertações e teses produzidas no Brasil, em Portugal e Moçambique, no período de 2010-2023, os quais tomam a pesquisa-ação como forma de investigação em Educação Especial e inclusão escolar. Adota como aporte teórico a Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Com o objetivo de analisar os contextos dos quais emergem a produção científica, as áreas de pesquisa, as temáticas e as tendências teóricas, como também compreender as aproximações e os distanciamentos entre as perspectivas assumidas pelos autores-pesquisadores nos diferentes contextos investigados, realizar-se-á um Estudo Comparado Internacional tendo a “pesquisa da pesquisa” como princípio epistemológico e a análise epistemológica como principal perspectiva de produção e análise dos dados. O corpus de análise constitui-se a partir das dissertações e teses defendidas nos três países no período de 2010 a 2023. A organização das produções dar-se-á a partir do quadro esquemático inspirado nos princípios da Matriz Paradigmática. O processo de pesquisa será organizado na: constituição do corpus de produções (dissertações e teses) referentes aos três países; organização da produção a partir de instrumento que será construído; na pesquisa documental sobre o contexto da produção. A análise de dados se dará a partir do Círculo Argumentativo.
Palavras-chave: Pesquisa-ação. Educação Especial. Estudo Comparado. Análise da produção acadêmica. Pressupostos habermasianos.
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