AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL
UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Resumo
O estudo é um recorte da pesquisa de doutorado denominada “Avaliação de crianças com deficiência intelectual na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. O presente texto estabelece como objetivo analisar as produções bibliográficas relacionadas à avaliação de crianças público-alvo da Educação Especial, estabelecendo um panorama sobre as pesquisas publicadas sobre a temática em tela. Adota como recorte temporal o ano de 2008, considerando a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva inclusiva (PNEEPEI), até o ano de 2022, dialogando com publicações constituídas em várias universidades brasileiras. Nesse sentido, promove interlocução com conceitos, concepções e desafios sobre as práticas avaliativas de crianças público-alvo da Educação Especial nas escolas comuns. Utiliza-se, como abordagem metodológica, a pesquisa bibliográfica, a partir da consulta a depositórios que alojam investigações, considerando o tempo delimitado para a busca. Fundamenta-se nas teorizações de Esteban (2004, 2006), Jesus et. al. (2015), Mendes et. al. (2015), dentre outras, visando compreender a avaliação em Educação Especial, relacionando-a as políticas e práticas nos contextos escolares. Os resultados evidenciam o quanto as pesquisas sobre a avaliação em Educação Especial têm buscado ampliar os conhecimentos relacionados à temática, fazendo transversalizar assuntos como as avaliações de larga escala, os modos como os atos de avaliar são retratados nos documentos oficiais, a formação de professores, os processos de aprendizagem e os currículos, os diagnósticos, os métodos avaliativos e os instrumentos de registros, oferecendo subsídios para se pensar em ações pedagógicas mais democráticas e inclusivas nas escolas comuns.
Palavras-chave: Educação Especial. Avaliação. Inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.