OLHAR ROTULADOR NOS (DES)ENCONTROS DA MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DAS POLÍTICAS

PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO DE PATOLOGIAS

Autores

  • Camila Helena Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jair Ronchi Filho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Tiago Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo
  • Simone Nascimento Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Nas últimas décadas tem se discutido com certa veemência questões relacionadas à Educação Especial e Educação Inclusiva. Houve um longo e árduo processo de garantia do direito e permanência à inclusão de pessoas público-alvo da educação Especial nas escolas públicas brasileiras, que podem ser evidenciados por documentos legais, como por exemplo, pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), o Plano Nacional de Educação (2014), e a Lei de Diretrizes de Base Nacional da Educação Brasileira (LDBN/93.94/96) – não detalharemos esses documentos neste trabalho, apenas fazemos alusão aos mesmos, como marcos de políticas no campo da Educação Especial. Por meio do presente trabalho, que constitui-se parte de nosso Projeto de Mestrado em Educação, do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo, buscamos compreender como o processo de medicalização da vida (em especial na infância) tem se constituído ao longo dos anos, evidenciando, que tem havido um crescimento exponencial de produção de laudos clínicos, que por consequência, implicam ao “sujeitos laudados”, a medicalização como forma de “correção” social. Discute-se que muitas das vezes, esse laudo é pré-produzido por olhares rotulantes no interior da escola, sendo essa, a responsável por fazer encaminhamentos de crianças/adolescentes que “não aprendem ou fogem à regras comportamentais, por meio de relatórios pedagógicos “rotularizantes”. Conclui-se que é preciso questionarmos essa crescente e desenfreada produção de laudos clínicos, indiciados, pré-prescritos e validados pelos olhares dos professores, pedagogos, da escola. Pensando e repensado, construindo novas/outras configurações de futuro, deslocando-nos para uma sociedade que consiga conviver com as diferenças, que seja verdadeiramente inclusiva para todos.

Palavras-chave: medicalização da vida, políticas públicas, patologização individualizada 

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Biografia do Autor

Camila Helena Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestranda em Educação
pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES). E-mail: camila.rodrigues@edu.cariacica.es.gov.br

Jair Ronchi Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Psicologia, Pedagogia e Geografia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professor do
Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: jarofi310562@gmail.com

Tiago Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Pedagogia e Psicologia, Especialista em Educação Especial e Mestrando em Educação
pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES). E-mail: pr_tiagonascimento@hotmail.com

Simone Nascimento Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Letras-Português e Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestranda em
Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: simonenloureiroo@gmail.com

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado