PENSAR A INCLUSÃO A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA
UM DIÁLOGO COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Resumo
A inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na escola pública em classes comuns é uma temática que tem gerado discussões acerca da percepção dos envolvidos no processo. A formação de profissionais para o enfrentamento dos desafios gerados no cotidiano escolar tem pautado em agendas políticas, processos de investigação e ações nas escolas diante da busca pela garantia do acesso e a aprendizagem desses alunos. Observa-se que a formação continuada assume papel ímpar para o sucesso de propostas educacionais que tenham como foco central o acesso e a permanência com sucesso desses alunos. Diante disso, o artigo tem como objetivo analisar as possibilidades e os desafios para a formação continuada de profissionais da educação, na perspectiva da autorreflexão colaborativo-crítica, no contexto de pandemia da Covid-19, visando a contribuir com o processo de inclusão escolar dos alunos Público-Alvo da Educação Especial. Assume a pesquisa-ação colaborativo-crítica como perspectiva teórico-metodológica a partir dos pressupostos da teoria do agir comunicativo de Habermas, tendo como foco a constituição e a contribuição dos grupos de estudo-reflexão para a formação de professores na perspectiva da inclusão escolar. Os dados foram analisados a partir das tecituras desenvolvidas nos diálogos virtuais com os profissionais das escolas, em especial no que tange às concepções de formação continuada pensadas neste grupo. Os resultados evidenciam as contribuições da pesquisaação nos processos vividos e a colaboração entre os pares para a dinâmica do grupo de estudo-reflexão objetivando as ações formativas pela via da autorreflexão. Revelam ainda, a potência da parceria entre universidade e escola.
Palavras-chave: Formação continuada de professores; Inclusão escolar;
Pesquisa-ação colaborativo-crítica.
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