TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO COMPOSTO POR GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

  • Allana Ladislau Prederigo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Letícia Soares Fernandes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Resumo: Tratando-se da Educação Especial, no Brasil, constituem-se historicamente mitos e pré-conceitos que ameaçam até os dias atuais a garantia de escolarização dos alunos Público-alvo da Educação Especial. Neste contexto, a figura do Gestor de Educação Especial é perpassada por uma complexidade nas ações que envolvem o cargo, e, apesar disso, há poucas discussões que promovem o diálogo acerca deste, em especial, sobre a sua formação continuada. Deste modo, diferentes investigações têm apostado nos grupos de estudo-reflexão, ancorados na perspectiva dos autores Carr e Kemmis, para a formação continuada de profissionais da educação. A presente investigação tem como objeto o Grupo de estudo-reflexão: Gestão de Educação Especial do Estado do Espírito Santo, que se constitui em parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e os gestores de educação especial de diferentes municípios capixabas. Propõe-se como objetivo geral delinear a trajetória do grupo GERGEES-ES no período de 2013 a 2020, por meio da produção científica. Toma-se como referencial teórico Jurgen Habermas e sua Teoria do Agir Comunicativo, por meio dos conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa que permitem realizar reflexões acerca de processos formativos em uma perspectiva crítica. Como metodologia tem-se a pesquisa documental bibliográfica, levando em consideração a produção científica e dados produzidos sobre as ações do GERGEES-ES ao longo dos anos. Delineia-se a trajetória do grupo de estudoreflexão, por meio das quatro fases do período pesquisado: a primeira fase dos anos de 2013 a 2014; a segunda fase de 2015 a 2018; a terceira fase de 2018 a 2019; e a quarta fase no ano de 2020. Percebem-se características peculiares do grupo quanto a permanência dos participantes, devido ao sentimento de pertencimento. Infere-se
que os participantes avançam em diferentes ações em seus municípios em movimentos não lineares.

Palavras-chave: Formação continuada. Grupo de Estudo-Reflexão. Gestores públicos de Educação Especial.

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Biografia do Autor

Allana Ladislau Prederigo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação - PPGE/UFES. allana.prederigo@gmail.com

Letícia Soares Fernandes, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Educação - PPGE/UFES. fernandesletss@gmail.com.

Mariangela Lima de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora - CE/PPGE/UFES. mlalmeida.ufes@gmail.com

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Publicado

02-04-2023