TRAJETÓRIA DE UM GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO COMPOSTO POR GESTORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Resumo: Tratando-se da Educação Especial, no Brasil, constituem-se historicamente mitos e pré-conceitos que ameaçam até os dias atuais a garantia de escolarização dos alunos Público-alvo da Educação Especial. Neste contexto, a figura do Gestor de Educação Especial é perpassada por uma complexidade nas ações que envolvem o cargo, e, apesar disso, há poucas discussões que promovem o diálogo acerca deste, em especial, sobre a sua formação continuada. Deste modo, diferentes investigações têm apostado nos grupos de estudo-reflexão, ancorados na perspectiva dos autores Carr e Kemmis, para a formação continuada de profissionais da educação. A presente investigação tem como objeto o Grupo de estudo-reflexão: Gestão de Educação Especial do Estado do Espírito Santo, que se constitui em parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo e os gestores de educação especial de diferentes municípios capixabas. Propõe-se como objetivo geral delinear a trajetória do grupo GERGEES-ES no período de 2013 a 2020, por meio da produção científica. Toma-se como referencial teórico Jurgen Habermas e sua Teoria do Agir Comunicativo, por meio dos conceitos de racionalidade instrumental e racionalidade comunicativa que permitem realizar reflexões acerca de processos formativos em uma perspectiva crítica. Como metodologia tem-se a pesquisa documental bibliográfica, levando em consideração a produção científica e dados produzidos sobre as ações do GERGEES-ES ao longo dos anos. Delineia-se a trajetória do grupo de estudoreflexão, por meio das quatro fases do período pesquisado: a primeira fase dos anos de 2013 a 2014; a segunda fase de 2015 a 2018; a terceira fase de 2018 a 2019; e a quarta fase no ano de 2020. Percebem-se características peculiares do grupo quanto a permanência dos participantes, devido ao sentimento de pertencimento. Infere-se
que os participantes avançam em diferentes ações em seus municípios em movimentos não lineares.
Palavras-chave: Formação continuada. Grupo de Estudo-Reflexão. Gestores públicos de Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.