A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

  • Bárbara Rebecca Baumgartem França Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Alexsandra Polini de Jesus da Gama Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A ascensão da institucionalização de políticas públicas educacionais inclusivas, resultou no aumento de matriculas de estudantes público-alvo da educação especial na escola regular, tornando demanda formar profissionais capazes de garantir a inclusão destes estudantes. A pergunta que orienta a investigação consiste em: que tipo de conhecimento o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (Grufopees-CNPq/Ufes) tem produzido na área de Educação Especial e Formação Continuada fundamentado nos pressupostos teóricometodológicos da pesquisa-ação colaborativo-crítica? Assim, objetiva mapear a produção científica do Grufopees-CNPq/Ufes, sobre formação continuada na perspectiva da inclusão escolar e pesquisa-ação colaborativo-crítica, no período de 2013-2021. Por meio da pesquisa qualitativa bibliográfica do tipo estado da arte,
mapeia os artigos publicados em periódicos e os trabalhos completos publicados em anais de congressos, enfatizando o volume produzido ao longo dos anos, os participantes envolvidos e as principais temáticas abordadas. Por meio do instrumento de leitura denominado “ficha de resumo”, os dados puderam ser analisados, a luz da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas, fundamentados a partir do conceito de discurso e argumento, expresso pelos sujeitos, autores das pesquisas. De modo geral, esses estudos vêm contribuindo para o campo da formação continuada na perspectiva inclusiva, fundamentados em concepções da pesquisa-ação colaborativocrítica, revelando possibilidades do trabalho conjunto, a reflexão entre teoria e prática como forma de ressignificar os papéis exercidos entre o campo da escola e a universidade, fortalecendo formação crítica na construção de conhecimentos com o outro. Assim o incentivo a grupos de pesquisa é necessário no sentido de que estes constituem-se enquanto espaços de fortalecimento da formação docente construída de forma crítica.


PALAVRAS-CHAVE: mapeamento da produção científica; grupo de pesquisa; educação especial; formação continuada; pesquisa-ação colaborativo-crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Rebecca Baumgartem França, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (CCHN - UFES). E-mail:
barbarabrbf@gmail.com

Alexsandra Polini de Jesus da Gama, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (CE - UFES). E-mail:
alexsandrapolini@gmail.com

Downloads

Publicado

02-04-2023