ANALISANDO UM MINICURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO COLABORATIVO E CURRÍCULO
Resumo
O distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19 alterou
profundamente a organização das atividades escolares. As escolas passaram a aderir
o ensino remoto emergencial, impondo diversos desafios para a comunidade escolar.
Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Formação, Pesquisa-ação e Gestão em
Educação Especial, no ano de 2020 enfrentou o desafio de pensar meios de colaborar
com esse público, pela via de ferramentas virtuais. Em conjunto ao Núcleo de Ensino
Pesquisa e Extensão em Educação Especial e com as redes de ensino capixaba
realizaram o minicurso “Currículo, Práticas Pedagógicas e Trabalho Colaborativo”, por
meio do canal no Youtube do Grupo de Pesquisa. Sabendo destes processos,
questiona-se: Quais são as concepções dos participantes de um minicurso realizado
durante a pandemia, sobre desafios e possiblidades sobre a formação continuada na
perspectiva inclusiva? Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as
concepções dos participantes deste minicurso acerca dos desafios e das
possibilidades para as práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e
currículo. O estudo fundamenta-se a partir das concepções teórico-metodológicas da
Análise de Conteúdo e fundamenta-se na Teoria do Agir Comunicativo. A priori,
realizou-se o levantamento da produção científica e documentos legais acerca de
práticas pedagógicas inclusivas no período da pandemia; posteriormente o
levantamento, organização e categorização dos comentários tecidos nas lives no
canal do Youtube; e por fim analisou-se os dados obtidos, a partir das categorias
práticas pedagógicas inclusivas, trabalho colaborativo e currículo. Considera-se que
a formação continuada contribui para o entendimento da importância da reflexão da
prática, realizada de forma coletiva a partir de concepções teóricas nítidas,
possibilitando construir uma escola que abarque a diversidade e a diferença
promovendo a igualdade.
Palavras-chave: Formação Continuada – Educação Especial - Educação Inclusiva –
Pandemia.
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