DESVELANDO O SER PROFESSOR
REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA
Resumo
Este trabalho é um estudo teórico sobre a formação continuada de professores de Educação Física com ênfase na inclusão, obtido por meio da pesquisa de dissertação do autor. Teve como objetivo descrever as narrativas dos professores participantes de um grupo de formação continuada em Educação Física, analisando as práticas
pedagógicas inclusivas e sua (re)construção da subjetividade em seu trabalho docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultado de uma análise documental, das particularidades e dos desafios expostos de quatro professores de Educação Física escolar do município de Serra-ES, que participaram de uma formação continuada realizada nas dependências do Laboratório de Educação Física Adaptada, do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo ano de 2011. O referencial teórico que subsidiou as análises foi Fernando Gonzaléz Rey. As análises apontam para a constituição de um ambiente de (re)construção subjetiva do trabalho docente na medida em que são potencializados espaços de formação que reconheçam o sujeito como fonte viva e significativa de conteúdos e ações; que entendam a reflexão e o diálogo como meios eficazes de se aproximar
dos sentidos e significados acumulados histórico-socialmente; que façam das situações de trocas de experiências um momento de construção conceitual, procedimental e atitudinal; e que, ao fazer do trabalho docente o ponto de partida e chegada do percurso formativo, percebam a necessidade de enfatizar experiências que possam subsidiar novas reflexões, novos olhares, novas configurações de atuação.
Palavras-chave: Educação Física. Educação. Inclusão. Formação continuada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.