A CAMPANHA NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE CEGOS
FORMAÇÃO DOCENTE PARA DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Este trabalho objetiva compreender e analisar o papel das Campanhas Nacionais de Educação de Cegos na formação de professores especializados para o atendimento a alunos com deficiência visual no estado do Espírito Santo, delimitando como recorte histórico a atuação das campanhas no Brasil que antecedem a criação do Centro Nacional de Educação Especial - CENESP. Sabe-se que as campanhas constituem-se como um dos primeiros esforços do estado brasileiro na educação de pessoas com deficiência visual, seja na fabricação de livros, na capacitação da pessoa cega para o trabalho ou na formação de professores. O problema de pesquisa consiste no seguinte questionamento: Como iniciou a formação de professores especializados no atendimento aos alunos com deficiência visual em território Espírito Santense? Metodologicamente, foi utilizado a Pesquisa e Análise documental no acervo construído pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Deficiência Visual + Cão Guia da Universidade Federal do Espírito Santo, contendo documentações legais referente à educação especial da secretaria de educação, do Conselho estadual de Educação, da Assembleia legislativa e da biblioteca pública do estado do Espírito Santo em confronto com entrevistas de História Oral realizadas com professoras pioneiras no atendimento aos alunos com deficiência visual dentro do recorte histórico abrangendo 1960 - 2010. Dentre os resultados alcançados, destacamos os cursos subsidiados pela CNEC enquanto principal agente propulsor ao início do atendimento aos alunos com deficiência visual no estado, desencadeando importantes movimentações docentes em prol da defesa do aluno Público-Alvo da Educação Especial na sala de aula regular.
Palavras Chaves: História da Educação; Educação Especial; Formação de Professores; Campanha Nacional de Educação de Cegos.
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