CURSOS ONLINE ABERTOS MASSIVOS (MOOCs) E A FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
A relação formativa em Educação Especial está presente nas licenciaturas em todo Brasil. A ampliação dos ambientes virtuais gerou no contexto tecnológico educacional a elaboração de plataformas dedicadas a áreas específicas, nas quais os Massive Online Open Courses (MOOCs - Cursos Online Abertos Massivos) são hospedados. Esta pesquisa objetiva relacionar os MOOCs na formação complementar para Educação Especial de forma a elaborar um panorama brasileiro dos domínios virtuais dos institutos federais. O processo metodológico da pesquisa se caracteriza frente a uma análise documental das plataformas virtuais de forma descritiva e com análise qualitativa. Neste sentido, inicia-se o delineamento do conceito de formação complementar como estratégia na perspectiva inclusiva vinculada a área da Educação Especial, observado que os MOOCs das plataformas federais fortalecem a divulgação dos conhecimentos relacionados ao público-alvo da modalidade de forma gratuita e
qualificada por professores especialistas da área. Por fim, relativamente à formação docente, é válido levantar discussões sobre seu aspecto de incompletude e especificidade em diferentes contextos da Educação Especial, o que pode ser contemplado pela formação complementar. Nesta perspectiva, faz-se necessário compreender a importância das formações complementares para além das formações tradicionais. Compreende-se a partir dos dados iniciais dessa pesquisa que a formação complementar surge dentro de aspectos colaborativos para fortalecer as assertivas inclusivas que se vinculem aos conhecimentos referentes a área da Educação Especial. São dados que no panorama inicial brasileiro dos MOOCs já apontam para a necessidade e oportunidade de investimento em pesquisas e produção de cursos nos institutos federais nessa modalidade. Na região sudeste os MOOCs ainda estão se estabelecendo como possibilidade formativa, contudo a pesquisa aponta como uma das regiões mais producentes no panorama brasileiro.
Palavra-chave: Educação Especial. Formação Complementar. MOOCs.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.