GRUPO DE ESTUDO-REFLEXÃO PELA VIA DA PESQUISA-AÇÃO COLABORATIVO-CRÍTICA

Autores

  • Islene da Silva Vieira Secretaria Municipal de Educação de Serra
  • Mariangela Lima de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fernanda Nunes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Damila Soares de Carvalho Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Resumo

Este trabalho tem como objetivo colaborar, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, com a trajetória formativa de um grupo de gestores públicos de Educação Especial do Estado do Espírito Santo, em uma perspectiva da racionalidade comunicativa. Buscou, pela análise da trajetória de um grupo de estudo-reflexão, identificar elementos teóricos e metodológicos que têm contribuído com a formação de gestores públicos de Educação Especial. De natureza qualitativa, assume a perspectiva teórico-metodológica da pesquisaação colaborativo-crítica, em um processo que buscou compreender a trajetória formativa do grupo de estudo-reflexão. A trajetória do grupo de estudo-reflexão sobre Gestão de Educação Especial revela a potência da pesquisa, da autorreflexão e da colaboração na construção em processos formativos que contribuem para a constituição da identidade do gestor e de sua autonomia

Palavras-chave: Gestão pública de Educação Especial. Inclusão Escolar. Formação continuada. Pesquisa-ação colaborativo- crítica.

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Publicado

02-04-2023