O BRINCAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ORIENTAÇÃO DOS FAMILIARES PARA ATUAR NA MEDIAÇÃO DA BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

  • Flaviane Lopes Siqueira Salles Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo
  • Fabiana Zanol Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela de Vilhena Muraca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Tem como objetivo analisar as ações pedagógicas organizadas pela equipe de trabalho do Laefa no modelo Earte, na orientação dos familiares para atuar no papel de brinquedistas na mediação da brincadeira das crianças com autismo em casa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter descritiva e exploratória, potencializando uma relação mais próxima do pesquisador com o
cotidiano e as experiências vividas pelos familiares das crianças com deficiência/autismo. Essa ação contribuiu para atender à necessidade das crianças em termos do se-movimentar e da interação, tornando possível a extensão da brinquedoteca universitária no lar de cada criança atendida no projeto.


PALAVRAS-CHAVE: brincadeira; autismo; educação física

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico