INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O estudo objetiva problematizar/compreender questões que atravessam as práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva, mediadas por professores em atuação nos anos finais do Ensino Fundamental de uma unidade de ensino de Vila Velha/ES, no tocante à inclusão de estudantes com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada a partir dos pressupostos do estudo de caso e ancorada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky e em autores da Educação Especial. Realiza-se por meio de pedido de autorização à Secretaria Municipal de Educação de Vila Velha/ES e à escola, assim como da consulta documental, da observação participante e da realização de entrevistas semiestruturadas. Envolve oito profissionais da Educação em atuação nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, uma docente de Língua Portuguesa; um de Matemática; outro de Ciências; a professora do atendimento educacional especializado; a pedagoga e a diretora escolar, bem como dois estudantes com deficiência intelectual. O dado vem sendo produzidos nos meses de março a dezembro de 2022, sendo utilizados, como instrumentos para registro, o diário de campo e o celular para a gravação das entrevistas e fotografias. Como resultados,
identificou-se a necessidade de currículos mais acessíveis; o estabelecimento de planejamentos coletivos entre os professores do ensino comum e de Educação Especial; maior colaboração entre esses profissionais no trabalho pedagógico realizado na classe comum; adoção de perspectivas de avaliação com uma abordagem diagnóstica e formativa, movimentos necessários para se promover ações/reflexões sobre as práticas pedagógicas numa perspectiva inclusiva no interior da escola, visando ressignificar o trabalho docente, a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos.
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Deficiência intelectual. Educação Especial. Educação Inclusiva.
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