EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SALAS MULTISSERIADAS
Resumo
O estudo faz parte de uma investigação de mestrado que objetiva trazer discussões sobre questões que atravessam as práticas pedagógicas planejadas e mediadas por professores em atuação em uma sala multisseriada da Rede Municipal de Educação de Domingos Martins/ES visando fortalecer à escolarização de estudantes com deficiências nas interfaces Educação Especial
e Educação do Campo. Adota como referencial teórico, Santos (2006, 2007, 2008, 2018), Arroyo (2004) e autores da Educação Especial e da Educação do Campo, e, metodologicamente, os pressupostos da pesquisa qualitativa e da pesquisa-ação colaborativo-crítica. Realiza-se por meio de pedido de autorização à Secretaria de Educação e profissionais da escola; análise de
documentos; observação do cotidiano escolar; participação nos espaços-tempos de planejamento e de trabalho pedagógico na classe comum. Como participantes, elege: a) a professora regente do 3º ao 5º ano por possuir estudantes público-alvo da Educação Especial na classe em que atua; b) duas docentes de Educação Especial e c) uma cuidadora. Como recorte do estudo
maior, os resultados trazidos no texto apontam elementos que implicam as práticas pedagógicas em Educação Especial na Educação do Campo, tendo como lócus as classes multisseriadas, destacando-se a necessidade de currículos acessíveis que promovam a tradução entre os conhecimentos curriculares, os dos territórios da escola/estudantes e as especificidades de
aprendizagem; a melhoria das condições de trabalho docente, tendo em vista a multiplicidade de tarefas assumidas pelo professor que atua no meio rural; a criação de redes de apoio para a oferta do atendimento educacional especializado; a existência de espaços-tempos de planejamento e os investimentos na formação inicial e continuada dos profissionais da Educação.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação do Campo; Práticas Pedagógicas.
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