O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA SURDA
POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho é um recorte da minha tese de doutorado que teve como objetivo analisar as condições de implementação das propostas educativas em vigor para crianças surdas na educação infantil em municípios da Região Metropolitana de Vitória/ES. Para tanto, neste artigo, abordaremos os capítulos que tratam sobre o desenvolvimento infantil e das possibilidades de inclusão da criança surda nessa etapa da educação básica, com o intuito de compreender se as práticas pedagógicas nos centros municipais de educação infantil pesquisados, contribuem para o desenvolvimento das crianças surdas. Realizamos uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com os profissionais de educação dos centros municipais de educação infantil que possuíam crianças surdas matriculadas, além de revisitarmos documentos norteadores da educação infantil e estudos que tratam do desenvolvimento infantil com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o qual utilizamos como aporte teórico, que compreende que o ser humano se constitui nas relações sociais em que o desenvolvimento implica a relação com o outro e a mediação da linguagem. A pesquisa aponta que, apesar dos esforços dos municípios, há fragilidades na educação de crianças surdas na educação infantil no que diz respeito as práticas educativas, que ainda apontam fragmentações e nas condições de oferta de uma educação pública que possibilite o desenvolvimento integral dessas crianças.
Palavras-chave: Crianças surdas. Desenvolvimento infantil. Educação infantil. Inclusão. Políticas educacionais inclusivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.