REDES DE COLABORAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
O presente estudo de mestrado objetiva constituir ações colaborativas entre professores de ensino comum e a professora da Educação Especial visando ao processo de ensino-aprendizagem de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados no 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola de Rede Estadual de Ensino, localizada em Irupi/ES. Para tanto, apoiamo-nos, respectivamente, em Boaventura de Sousa Santos (2006, 2007, 2008) como teórico social, ancorados no conceito da razão indolente, ecologia dos saberes e tradução e em referencial de cunho pedagógico Philippe Meirieu (2002, 2005) respaldados nos conceitos do momento pedagógico, a obstinação didática e a solicitude. Objetivando produzir aproximações entre as teorizações desses autores e a Educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na constituição de conhecimentos sobre o trabalho colaborativo entre professores que atuando nos anos finais do Ensino fundamental. De natureza qualitativa, assumiu-se a pesquisa-ação colaborativo crítica como perspectiva de investigação com o outro, em um movimento colaborativo, assumindo uma construção coletiva, participativa e colaborativa com os participantes, almejando contribuir com o processo emancipatório dos indivíduos envolvidos em uma/um produção/movimento não linear em contexto. Buscamos nesse primeiro momento dialogar com a unidade de ensino, apresentar a pesquisa e estabelecer a aproximação e parceria com os sujeitos que se dispuseram a participar. Dialogamos ainda com os estudantes público-alvo da Educação Especial matriculados na turma escolhida pelo grupo de professores. O segundo momento, será destinado a organização e o trabalho colaborativo dentro da sala de aula comum. De acordo com a perspectiva teórico-metodológica assumida nesse estudo, buscaremos movimentos de diálogo, reflexão e estratégias que sejam definidas em grupo, coletivamente, de modo que todos participem do processo.
Palavras-chave: Educação Especial; Inclusão Escolar; Anos finais do Ensino Fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.