A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este trabalho se propõe a refletir sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual na Educação Infantil, tendo como objetivo geral investigar como as práticas pedagógicas podem contribuir para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança com deficiência intelectual na Educação Infantil. Como objetivos específicos buscou-se analisar o papel da mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores nos processos de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar; conhecer as características e potencialidades da criança com deficiência intelectual no que diz respeito a sua aprendizagem e desenvolvimento e identificar e analisar práticas pedagógicas que potencializem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança com deficiência intelectual na Educação Infantil. Para tal, foram utilizados, como aporte teórico, os estudos de Lev S. Vigotski e seus colaboradores. Para alcance dos objetivos propostos, por meio da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizamos a análise microgenética, pois este método de pesquisa consiste na compreensão dos fenômenos a partir de seu acontecer histórico, com um olhar voltado para o particular, sem perder de vista o objeto em sua totalidade. Como resultados, observamos que quando os caminhos para o desenvolvimento encontram obstáculos, caminhos indiretos são criados para possibilitar a aprendizagem e desenvolvimento. Observamos que as práticas pedagógicas podem se constituir em caminhos indiretos, sendo capazes de colocar em movimento as funções psicológicas superiores desencadeando diversos processos internos. Percebemos também que o aprendizado, quando organizado de maneira adequada, pode resultar em desenvolvimento mental, possibilitando à criança com deficiência intelectual aprender e se desenvolver como sujeito social, histórico e cultural.
Palavras-chave: Deficiência intelectual. Práticas pedagógicas. Educação Infantil
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