O BRINCAR DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Este texto é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar as contribuições da teoria histórico-cultural para a inserção das crianças com autismo em situações de brincadeiras na educação infantil de modo a identificar as mediações e estratégias traçadas. Utiliza com referencial teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski e seus colaboradores, para a compreensão do desenvolvimento infantil e humano, do brincar como atividade infantil, bem como o processo de inclusão das crianças com autismo na educação infantil, ressaltando o papel do professor como mediador de toda a ação pedagógica. A metodologia do estudo foi a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento no Catalogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2015 a 2020, evidenciando quais seriam as estratégias, mediações, interações apresentadas nos estudos que incluem as crianças com autismo nas diferentes situações de brincadeiras na educação infantil. Toma para as análises os estudos Falco (2016) com a proposta de refletir o processo de simbolização da criança com autismo nas brincadeiras realizadas no contexto da educação infantil e Silva (2017) que promove oficinas com a intenção de oportunizar o brincar e o jogo simbólico dessas crianças. Destaca que as pesquisas se complementam em suas análises e são fontes para futuros estudos relacionados às crianças com autismo. Considera a mediação pedagógica como fundamental para inserção das crianças com autismo nas situações de brincadeira, de modo a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com autismo, possibilitando a ampliação do processo de simbolização.
Palavras-chave: Brincar na educação infantil. Criança com autismo. Mediação pedagógica. Teoria histórico-cultural. Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.