O BRINCAR DA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Luhara Teixeira Loureiro
  • Vanusa de Sá Cardoso
  • Fernanda de Araújo Binatti Chiote

Resumo

Este texto é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo analisar as contribuições da teoria histórico-cultural para a inserção das crianças com autismo em situações de brincadeiras na educação infantil de modo a identificar as mediações e estratégias traçadas. Utiliza com referencial teórico a abordagem histórico-cultural de Vigotski e seus colaboradores, para a compreensão do desenvolvimento infantil e humano, do brincar como atividade infantil, bem como o processo de inclusão das crianças com autismo na educação infantil, ressaltando o papel do professor como mediador de toda a ação pedagógica. A metodologia do estudo foi a pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento no Catalogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), de teses e dissertações produzidas entre os anos de 2015 a 2020, evidenciando quais seriam as estratégias, mediações, interações apresentadas nos estudos que incluem as crianças com autismo nas diferentes situações de brincadeiras na educação infantil. Toma para as análises os estudos Falco (2016) com a proposta de refletir o processo de simbolização da criança com autismo nas brincadeiras realizadas no contexto da educação infantil e Silva (2017) que promove oficinas com a intenção de oportunizar o brincar e o jogo simbólico dessas crianças. Destaca que as pesquisas se complementam em suas análises e são fontes para futuros estudos relacionados às crianças com autismo. Considera a mediação pedagógica como fundamental para inserção das crianças com autismo nas situações de brincadeira, de modo a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças com autismo, possibilitando a ampliação do processo de simbolização.


Palavras-chave: Brincar na educação infantil. Criança com autismo. Mediação pedagógica. Teoria histórico-cultural. Educação Especial.

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Biografia do Autor

Luhara Teixeira Loureiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da educação infantil
na rede privada de ensino. vanusa_cardoso@hotmail.com.br

Vanusa de Sá Cardoso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da educação infantil
na rede privada de ensino. luhara_teixeira@hotmail.com

Fernanda de Araújo Binatti Chiote

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito
Santo (Ufes). Professora do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico da Ufes/CEI Criarte. fbchiote@yahoo.com.br

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico