USO DA CARTILHA INFORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O ALUNO COM SÍNDROME DE PRADER-WILLI
Resumo
O presente trabalho tem como tema a importância do uso da cartilha informativa ao longo do processo de ensino-aprendizagem para os alunos com Síndrome de Prader-Willi (SPW) na escola comum. A SPW é uma síndrome rara, que não possui tantos estudos científicos na área da saúde e educação, o que consequentemente dificulta o acesso a informações e o trabalho pedagógico realizado na escola. Dessa forma, o intuito da utilização e compartilhamento da cartilha visa ampliar o conhecimento acerca da SPW, trazendo à tona conhecimentos específicos sobre o sujeito de pesquisa, sua subjetividade, dificuldade e características específicas. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo e descritivo tendo como objetivo geral: analisar o uso da cartilha informativa ao longo do processo de ensino-aprendizagem para os alunos com SPW na escola comum. Para o desenrolar do objetivo geral foram traçados os seguintes objetivos específicos: (a) conhecer e descrever as principais características e particularidades da criança com SPW; (b) refletir teoricamente e por meio de entrevistas com docentes a utilização da cartilha no processo de ensino- aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Desse modo, a cartilha é utilizada como ferramenta para conhecer a criança e dar o início de seu processo de aprendizagem de forma construtiva e dinâmica, desde o início de sua vida escolar, como também, permite uma aproximação da família com a escola, incluindo-a durante o processo de ensino-aprendizagem do aluno e assegurando o direito de permanência e o acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. Conclui-se que a cartilha beneficia o próprio estudante, que possui sua singularidade respeitada e características ressaltadas, facilitando o processo de aprendizagem pelo qual percorre. Assim, os profissionais buscam novas alternativas pautadas na individualidade do aluno.
Palavras-chave: Educação Especial; Síndrome de Prader-Willi; Inclusão; Processo de ensino-aprendizagem; Cartilha.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.