ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
O artigo vigente possui como objetivo divulgar propostas para a confecção de materiais táteis, para o ensino de Física, que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual. Portanto, a questão que se buscou responder através desta pesquisa diz respeito às possibilidades e dificuldades pertencentes a elaboração de um material acessível ao público com deficiência visual, que contribui com o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física. Para esse propósito, consultamos em referenciais nacionais e internacionais acerca das potencialidades do emprego de diferentes materiais, para a estimulação dos sentidos do aluno com deficiência visual, com intenção de assegurar a ele a compreensão das relações entre o objeto elaborado e os conceitos físicos demonstrados. Foram utilizados recursos de baixo custo e fácil acesso de modo que a reprodução por qualquer pessoa seja realizada sem impedimentos. A técnica empregada foi de imagens em relevo com recorte e colagens de materiais texturizados com cores contrastantes, para atender, de igual forma, alunos cegos e/ou com baixa visão. O processo foi acompanhado pela professora de ensino fundamental (Atendimento Educacional Especializado) especialista em Deficiência Visual. Como resultado, foram produzidos mapas táteis referentes a vários conteúdos de Física que servirão de apoio ao trabalho realizado pelo professor e de maneira que atenda, tanto aos alunos com deficiência visual quanto videntes, possibilitando a exploração e construção do conhecimento de forma estruturada. A constituição simples e congruente de uma representação de modelos abstratos não é uma atividade fácil, portanto, é crucial analisar os detalhes, testar possibilidades, pensar qual delas pode ser melhor compreendida pelos alunos e dispor do auxílio de um profissional ou alguém que domina o conhecimento relacionado à elaboração de materiais didáticos para esse público.
Palavras-chave: ensino de física, materiais táteis, deficiência visual, educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.