ELABORAÇÃO DE MATERIAIS TÁTEIS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Tiago Nascimento de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jair Ronchi Filho Universidade Federal do Espírito Santo
  • Camila Helena Rodrigues Universidade Federal do Espírito Santo
  • Simone Nascimento Loureiro Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O artigo vigente possui como objetivo divulgar propostas para a confecção de materiais táteis, para o ensino de Física, que atendam às necessidades educacionais dos alunos com deficiência visual. Portanto, a questão que se buscou responder através desta pesquisa diz respeito às possibilidades e dificuldades pertencentes a elaboração de um material acessível ao público com deficiência visual, que contribui com o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Física. Para esse propósito, consultamos em referenciais nacionais e internacionais acerca das potencialidades do emprego de diferentes materiais, para a estimulação dos sentidos do aluno com deficiência visual, com intenção de assegurar a ele a compreensão das relações entre o objeto elaborado e os conceitos físicos demonstrados. Foram utilizados recursos de baixo custo e fácil acesso de modo que a reprodução por qualquer pessoa seja realizada sem impedimentos. A técnica empregada foi de imagens em relevo com recorte e colagens de materiais texturizados com cores contrastantes, para atender, de igual forma, alunos cegos e/ou com baixa visão. O processo foi acompanhado pela professora de ensino fundamental (Atendimento Educacional Especializado) especialista em Deficiência Visual. Como resultado, foram produzidos mapas táteis referentes a vários conteúdos de Física que servirão de apoio ao trabalho realizado pelo professor e de maneira que atenda, tanto aos alunos com deficiência visual quanto videntes, possibilitando a exploração e construção do conhecimento de forma estruturada. A constituição simples e congruente de uma representação de modelos abstratos não é uma atividade fácil, portanto, é crucial analisar os detalhes, testar possibilidades, pensar qual delas pode ser melhor compreendida pelos alunos e dispor do auxílio de um profissional ou alguém que domina o conhecimento relacionado à elaboração de materiais didáticos para esse público.

Palavras-chave: ensino de física, materiais táteis, deficiência visual, educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Tiago Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Pedagogia e Psicologia, Especialista em Educação Especial e Mestrando em
Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: pr_tiagonascimento@hotmail.com

Jair Ronchi Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Psicologia, Pedagogia e Geografia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professor do
Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: jarofi310562@gmail.com

Camila Helena Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Inclusiva e Mestranda em Educação
pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do
Espírito Santo (UFES). E-mail: camila.rodrigues@edu.cariacica.es.gov.br

Simone Nascimento Loureiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Letras-Português e Pedagogia, Especialista em Gestão Educacional e Mestranda em
Educação pelo Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade
Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: simonenloureiroo@gmail.com

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico