ABA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMA UNIÃO NECESSÁRIA, MAS AINDA LONGE DE SER CONCRETIZADA

Autores

  • Gabrielle Werenicz Alves Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Resumo

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência quase centenária. Surgida na Universidade de Harvard na década de 1930, atualmente tem se mostrado bastante eficaz para o ensino de novas habilidades e manejo de comportamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entretanto, apesar de sua comprovação científica, esta ciência ainda é pouco utilizada na educação. Levando em consideração essa problemática inicial, foi realizado um levantamento bibliográfico que teve por objetivo analisar a produção acadêmica a respeito do uso da ABA enquanto referencial teórico e metodológico para a educação em geral. Em um segundo momento, o enfoque foi o uso da ABA com alunos autistas em contexto de inclusão escolar. A principal conclusão encontrada foi que existem muitos trabalhos que buscam explicam o porquê do preconceito e mesmo desconhecimento em relação à contribuição que a Análise do Comportamento poderia dar para a educação, seja para o trabalho com alunos com desenvolvimento típico ou atípico. Outra conclusão foi que a grande maioria das pesquisas no ambiente escolar foram desenvolvidas por psicólogos, seja em programas de Pós-Graduação em Psicologia, seja na área da Educação ou Educação Especial (pouquíssimas foram as publicações escritas por professores tomando por base esse viés teórico). Apesar da quantidade de pesquisas encontradas serem em número bastante elevado, quando nos deparamos com as práticas pedagógicas das escolas do Espírito Santo, fica nítido que esta bibliografia está muito distante da realidade e é praticamente desconhecida do público de professores que atuam nas escolas capixabas.

Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada – Educação Especial – Inclusão Escolar – Autismo

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Biografia do Autor

Gabrielle Werenicz Alves, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Especialista em “Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual” pelo Child Behavior Institute
of Miami, além de “Psicopedagogia Institucional e Clínica” e “Educação Especial e Inclusiva” pela
FACUMINAS. Licenciada em História pela UFRGS, Mestre em História pela PUCRS. Professora efetiva
da rede estadual de ensino do Espírito Santo. E-mail: gabrielle.alves@educador.edu.es.gov.br

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico