BRINQUEDOTECA EM CASA

AS AÇÕES PEDAGÓGICAS NA BRINCADEIRA DA CRIANÇA COM AUTISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Fabiana Zanol Araújo Universidade Federal do Espírito Santo
  • José Francisco Chicon Universidade Federal do Espírito Santo
  • Flaviane Lopes Siqueira Salles Universidade Federal do Espírito Santo
  • Gabriela de Vilhena Muraca Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a proposta pedagógica de ensino-aprendizagem remoto temporário e emergencial (Earte), organizada pela equipe de trabalho do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa), do Centro de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD-UFES) para ser desenvolvida pelos familiares das crianças com autismo em casa. É uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória. Os participantes do estudo foram um professor coordenador, uma professora gestora, quatro professoras colaboradoras externas, quatro acadêmicos do Curso de Educação Física, que planejavam, executavam e avaliavam o Earte, integrando a equipe de trabalho. Além dos integrantes da equipe de trabalho, foram participantes neste estudo 20 familiares e seus/suas filhos/as com autismo matriculados/as no projeto. Como resultados, a equipe de trabalho, ao mesmo tempo em que criou condições para as famílias realizarem a brincadeira em casa, também incentivou os pais a brincarem junto, realizando ações lúdicas para as crianças e com as crianças, participando do processo formativo com os vídeos de orientação dos principais conceitos desencadeados durante o brincar, delineando situações que lhe permitam alargar o repertório de experiências brincantes, desenvolvendo o aprendizado por parte dos familiares para se tornarem brinquedistas. Além disso, toda essa experiência se materializou na organização de um E-book: Aprender brincando: caderno de fundamentos e atividades lúdicas inclusivas para crianças de 3 a 6 anos. Assim, devemos reconhecer que mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia, é possível promover a brincadeira em casa, desde que os adultos que convivem com a criança se tornem os brinquedistas, como foi a proposta do trabalho desenvolvido neste estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Brincar; Ensino Remoto; Autismo.

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Publicado

02-04-2023

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 6 Aprendizagem e Avaliação: diagnóstico, planejamento e gestão do trabalho pedagógico