(EX)INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
O MUNICÍPIO DE SERRA (ES) EM FOCO
Resumo
Considerando a educação e, por conseguinte, a educação especial, enquanto campo de interesse do campo sociológico, esse artigo coloca em evidência algumas questões educacionais emergidas durante o contexto de pandemia por Covid-19. Tomando como campo investigativo o sistema de ensino municipal da Prefeitura de Serra, Espírito Santo, Brasil e o ano letivo de 2020, o presente artigo utiliza-se dos pressupostos teórico-metodológicos de Peter Burke (1980) e Norbert Elias (1994), principalmente com os conceitos de Estrutura, Função, Papel Social e nas discussões relativas aos Indivíduos, Sociedade e sua interdependência. Dessa maneira, o ensaio acadêmico tem como objetivo tecer reflexões acerca dos impactos da pandemia ocasionada por Covid-19 nos processos de ensino-aprendizagem e problematizar as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Serra (SEDU), durante o período mencionado. Após as discussões, problematizamos a adoção das Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNP) como principal estratégia adotada pelo município, apontamos algumas evidências sociológicas que legitimam o esforço mínimo para com a Educação Especial e problematizamos o desinvestimento tecnológico educacional no município e a comunicação falha entre escola e família, apontando-os como fatores desestimuladores para o ensino.
Palavras-chave: Educação Especial. Pandemia. Atividades Pedagógicas NãoPresenciais (APNP). Papel Social. Interdependência.
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