O SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO SUPERIOR: INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Sabrina da Silva Machado Trento
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo
  • Rogério Drago

Resumen

Resumo: Tendo em vista a aprovação do primeiro aluno com Síndrome de Down no vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, fato histórico nesta Instituição de Ensino Superior, a presente pesquisa em andamento pretende desvelar como ocorre o processo de inclusão (e permanência) desse sujeito no Ensino Superior, tendo em vista as concepções, práticas, vivências e experiências dos professores universitários. Dessa forma, busca-se por meio deste estudo, uma tentativa de compreender a complexidade que envolve a temática da inclusão no Ensino Superior e permitir que os professores universitários realmente possam contribuir para acesso e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior, ao revelar suas concepções, práticas pedagógicas, opiniões, valores, processos, caminhos, dificuldades, opiniões, vivências e experiências destes profissionais junto ao aluno com síndrome de Down. A pesquisa requer ser desenvolvida pautada em uma perspectiva teórico-metodológica de abordagem qualitativa, circunscrita em um Estudo de Caso. Para a compreensão do objeto de estudo a pesquisa contará com análise de dados estatísticos referentes ao acesso desses sujeitos no ensino superior, revisão bibliográfica, diálogos com os sujeitos e entrevista semi–estruturada. Para compreender os diálogos a serem realizados com os sujeitos deste estudo, recorreremos aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski. Como resultados parciais desse estudo destacam-se: que o acesso da pessoa com deficiência no ensino superior é uma crescente; que as produções que buscam investigar a inclusão de alunos com deficiência no ensino superior geralmente apontam estatísticas, dados, mapeamentos, dispositivos legais, políticas, ações ou programas de inclusão, negligenciando análises acerca das concepções, práticas, vivências e experiências dos professores universitários; a escassez de estudos que se propõem a investigar a inclusão do aluno com síndrome de Down no ensino superior.

 

Palavras-chave:  Inclusão. Ensino Superior. Síndrome de Down.

 

Referencias

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva, GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. – 1. Ed. Belo Horizonte: Autentica, 2014.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5ª ed.; 1ª reimpressão. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, 2000.

COSTA, Amanda. Cloud Education, a Educação da era da Convergência. Artigo. Agosto, 2009. Disponível em <http://acertodecontas.blog.br/artigos/cloud-education-a-educao-da-era-da-convergncia/>. Acesso em 06 Jun. 2018.

DESLANDES, Keila. Psicologia: Introdução a psicologia. Cuiabá, EdUFMT, 2006.

MANSUR, Andre Fernando Uebe, et al. Novos rumos para a Informática na Educação pelo uso da Computação em Nuvem (Cloud Education): Um estudo de Caso do Google Apps. Campos dos Goytacazes. RJ, 2010. Relato de Experiência. Disponível em <http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010112729.pdf>. Acesso em 06 Jun. 2018.

MANSUR, Andre Fernando Uebe, et al. Cloud Education: Aprendizagem Colaborativa em Nuvem através do Kindle e de Redes Sociais. Cadernos de Informática - Volume 6. Número 1, 2011. Disponível em <http://www.seer.ufrgs.br/cadernosdeinformatica/article/ viewFile/v6n1p79-86/11728>. Acesso em 06 Jun. 2018.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. Capítulo 4 – Abordagem Cognitiva. São Paulo: EPU, 1986.

SEDU. Secretaria de Estado da Educação. Portaria nº 065-R, de 31 de maio de 2017. Disponível em <http://sedu.es.gov.br/Media/sedu/pdf%20e%20Arquivos/Portaria%20065-R-1.pdf>. Acessado em Abril de 2018.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas, SP: Papirus, 2014.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente – O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 4ª tiragem, 2010.

Publicado

2019-04-04

Número

Sección

Pôster - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas