A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SASSARI/ITÁLIA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Resumo
No desejo de compreender como diferentes cenários contemplam a efetivação
das políticas relacionadas com a escolarização de alunos com deficiência e
como essas políticas vêm se materializando nas aulas de Educação Física,
este estudo qualitativo, descritivo e exploratório objetiva conhecer e analisar as
concepções de professores de Educação Física e de sostegno (professor de
apoio) de uma escola localizada na província de Sassari/Itália, em relação ao
que consideram avanços e/ou desafios à educabilidade de estudantes com
deficiência. Os dados foram coletados em Sassari/Itália no ano de 2018, a
partir de um grupo focal que contou com a participação de três professores de
Educação Física e um professor de sostegno que atuam em escolas
secundárias na província investigada. O estudo conclui que os avanços
normativos ocorridos no país, com referência à adaptação dos conteúdos e aos
movimentos de colaboração entre alunos, professores regentes e de sostegno,
influenciaram positivamente a efetivação de práticas inclusivas nas escolas
italianas. No entanto, a quantidade de estudantes com deficiência por turma, a
presença de alunos imigrantes e a falta de compreensão sobre as
contribuições da Educação Física na formação humana dos indivíduos ainda se
constituem desafios para a efetivação das políticas inclusivas.
Palavras-chave: Educação Física. Escolarização. Inclusão. Estudo
Comparado. Educação Especial.
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