ENTREVISTA COMO TÉCNICA PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Resumo
O presente texto visa refletir sobre o uso da entrevista com roteiro
semiestruturado como técnica em pesquisas no campo da Educação Especial
na Perspectiva Inclusiva. Destaca, ainda, a importância de agregar outras
ferramentas em paralelo às entrevistas, contribuindo, assim, para uma
investigação com uso de recursos técnicos que permitam à pesquisa científica
uma forma plural de produção e de análise de dados. Para tal, utilizamos de
uma revisão de literatura que toma por base os “operadores booleanos”, que se
trata de uma combinação de símbolos entre as palavras que utilizamos para
pesquisar, e permitem atingir um filtro objetivo na seleção de pesquisas sobre
Educação Especial que fizeram abordagem com a metodologia da entrevista. Fizemos a busca no Google Acadêmico, e como critério de seleção de artigos,
levamos em consideração apenas artigos oriundos de periódicos científicos
revisados por pares. Como bases teóricas trabalhamos com Norbert Elias
(2011), Paulo Freire (2018) e Antonio Carlos Gil (2019), dado que os dois
primeiros contribuem com reflexões sobre os modos como a civilização
ocidental vem se constituindo em longa duração histórica; sobretudo quando
usamos das suas abordagens sócio-filosóficas para pensar a Educação de
indivíduos segregados historicamente; e o terceiro autor contribui em nosso
trabalho para referenciar as perspectivas de métodos e técnicas adotadas. Os
resultados, a partir da revisão de literatura e dos debates no campo teórico,
demonstraram que as pesquisas no campo da Educação Especial têm
atribuído alto valor à técnica das entrevistas, em detrimento às pesquisas com
base em outros recursos técnicos, que direcionam para análises quantitativas
ou de cunho qualiquantitativo.
Palavras-chave: Educação Especial. Metodologia. Teórico-metodológico.
Entrevistas. Técnica.
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