ANÁLISE DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO DO EXTREMO SUL DA BAHIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Abstract
O presente texto pretende discutir acerca da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analisando os dados do Censo Escolar da Educação Básica referentes ao período entre os anos de 2011 e 2021, principalmente da Educação Infantil ao 9º Ano, especificamente, mas não exclusivamente, do município de Teixeira de Freitas, localizado no Extremo Sul da Bahia. O objetivo foi ter um paralelo comparativo do município com ele mesmo, bem como entre as demais 12 cidade da região em destaque, para a produção de um panorama que nos favoreça à reflexão sobre possíveis política a serem construídas com base nesses dados, pois, por estarmos vinculados profissionalmente ao campo da Educação Especial e ao município em foco, ter este parâmetro pode nos ajudar a pensar tais políticas. Para a sustentação teórica tomamos os indicativos de Norbert Elias e Vygotsky. O primeiro por seus trabalhos relacionados à análise dos movimentos que indivíduos e sociedade produzem, e como inferem na organização que estabelecem entre si, ao passo que o segundo contribuiu para uma análise do processo de aprendizagem de
estudantes público-alvo da Educação Especial como condição de exercício producente do contexto em sociedade para as questões culturais, e não para o encerramento das possibilidades de aprendizagem apenas por questões biológicas. Os dados nos mostram que existem sérias falhas nos modos como as redes municipais vêm registrando as informações, haja vista a variação para mais ou para menos entre um ano de diferença, de forma que em um período letivo estudantes são registrados às centenas, e no seguinte período não aparecem mais, sumindo, também, às centenas.
PALAVRAS-CHAVE: Teixeira de Freitas. Educação Especial. Censo Escolar.
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