A PESQUISA COM OS PROFESSORES: A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
Resumo
O presente estudo trata de pesquisa realizada em uma escola pública
do município de Vila Velha, participante de processo de Formação Continuada
de Professores oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Compunham
o quadro de profissionais da escola participantes da formação ofertada cinco
professores regentes da Educação Básica, dentre os quais uma professora de
Educação Física, uma de segunda série e duas de primeira série e a professora
de Educação Especial atuante na escola, além de coordenador escolar,
pedagogos e diretor escolar. Buscamos trazer a contribuição crítica de
professores sobre os processos de formação continuada na perspectiva da
inclusão escolar, anunciando como esses processos apontam alternativas ao
contexto de organização do ensino a alunos público alvo da educação especial
matriculados na educação básica. Adotando a perspectiva metodológica de
pesquisa ação crítica em Carr e Kemmis (1988), professores e pesquisador
externo desenvolvem este estudo com base na análise das demandas
formativas, teóricas e de planejamento da ação dos docentes no espaço da
escola pública, problematizando a luz do pensamento freireano a concretude das
ações educacionais que envolvem os processos de escolarização de alunos com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas
habilidades/superdotação. Utilizamos como instrumento de coleta de dados:
entrevistas, questionários e instrumento de avaliação final dos encontros
realizados na escola. Essa discussão se assenta sob os princípios de
organização escolar, aprendizagem docente, processos de formação continuada
em serviço e pesquisa colaborativa.
Palavras - chave: Formação continuada. Pesquisa-ação. Política pública.
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