ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PARA A INCLUSÃO

Autores

  • Érica Castellari Costa Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo
  • Sirlei Ferreira da Silva Goularte Instituto Federal do Espírito Santo
  • Agda Felipe Silva Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Este projeto educativo buscou aplicar uma atividade didática, a fim de permear
reflexões sobre sua construção e aplicação no processo de
ensino-aprendizagem dos alunos, como também na formação das mestrandas
do PPGEEDUC-Ufes, tendo como objetivo o ensino de Ciências em uma
perspectiva inclusiva. A atividade foi planejada e executada considerando as
necessidades apresentadas pelos alunos. A turma era composta por 28 alunos,
sendo que quatro são alunos público-alvo da educação especial. Realizou-se
um levantamento do conteúdo trabalhado pela professora regente: Bactérias,
Higiene pessoal e Saúde. A atividade foi organizada em dois momentos.
Inicialmente, foram realizados questionamentos para verificar os
conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e entregue um texto
informativo para leitura coletiva. No segundo momento, foi apresentado e
explicado aos alunos o objetivo do experimento com a caixa preta e lâmpada
de Neon, que os possibilitou colocarem as mãos após serem borrifadas com
álcool misturado com tinta de caneta “marca texto”, para investigar a
presença/ausência de sujidades e, consequentemente bactérias, naquelas
superfícies. Conseguinte, foi abordada a importância da higiene pessoal para
nossa saúde em uma roda de conversa com os alunos. A ciência vem sendo
entendida como uma linguagem construída pela humanidade para explicar o
mundo natural. Assim, compreende-se que o professor se torna responsável
pela introdução de práticas de ensino que estimulem a alfabetização científica
de seus alunos, a fim de preparar cidadãos cientificamente cultos, que
compreendam o sentido dos conceitos e fenômenos naturais estudados. Com a
realização da atividade didática foi possível constatar na prática a importância
da interação entre os alunos e professoras e da mediação no processo de
ensino-aprendizagem, por meio de uma aula experimental.
Palavras-chave: Educação especial. Prática pedagógica inclusiva.
Alfabetização científica.

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Publicado

28-02-2021

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas