O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO

Autores/as

  • Suélen Rodrigues de Freitas Costa Universidade Federal do Espírito Santo

Resumen

O Plano Nacional de Educação (PNE) objetiva, em sua Meta 5, "alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Em se tratando do estudante com autismo, conforme os dispositivos legais, a orientação não pode ser diferente. A este respeito, a estratégia 5.3 do PNE ainda garante que as escolas devem “assegurar a diversidade de métodos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2014, p. 59). Todavia, são frequentes os relatos de familiares de estudantes com autismo sobre a falta de preparo das escolas regulares em receber este público. Esta carência se refere, principalmente, a métodos e recursos pedagógicos tradicionais, que na maioria das vezes, são responsáveis pela expansão das dificuldades no processo de inclusão e, consequentemente, no processo de alfabetização desses discentes. Diante dessa realidade, este texto apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica de literatura, com análise qualitativa de dados, que tem como objetivo investigar as contribuições do plano de ensino individualizado (PEI), como metodologia de trabalho colaborativa focada na realidade do aluno com deficiência, para definir objetivos de aprendizagem e avaliar o progresso da alfabetização de estudantes autistas. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que o PEI é um instrumento de grande importância para a intervenção pedagógica na sala de aula, já que possibilita enxergar cada estudante dentro da sua singularidade, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando o tipo de atividade. Todavia as pesquisas destacam, também, que para se alcançar a alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista, são necessárias intervenções efetivas, que envolvam ações formativas e o abandono de recursos pedagógicos tradicionais, que na maioria das vezes, são responsáveis pela expansão das dificuldades no processo de inclusão e, consequentemente, no processo de alfabetização desses discentes.


Palavras-chave: Plano de Ensino Individualizado (PEI); autismo; alfabetização; formação docente; aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Suélen Rodrigues de Freitas Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC) – UFES.
Professora da Educação Básica no município de Ibitirama – ES. E-mail: suelenfreitas70@hotmail.com

Publicado

02-04-2023

Número

Sección

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas