O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO
Resumen
O Plano Nacional de Educação (PNE) objetiva, em sua Meta 5, "alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Em se tratando do estudante com autismo, conforme os dispositivos legais, a orientação não pode ser diferente. A este respeito, a estratégia 5.3 do PNE ainda garante que as escolas devem “assegurar a diversidade de métodos e propostas pedagógicas” (BRASIL, 2014, p. 59). Todavia, são frequentes os relatos de familiares de estudantes com autismo sobre a falta de preparo das escolas regulares em receber este público. Esta carência se refere, principalmente, a métodos e recursos pedagógicos tradicionais, que na maioria das vezes, são responsáveis pela expansão das dificuldades no processo de inclusão e, consequentemente, no processo de alfabetização desses discentes. Diante dessa realidade, este texto apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica de literatura, com análise qualitativa de dados, que tem como objetivo investigar as contribuições do plano de ensino individualizado (PEI), como metodologia de trabalho colaborativa focada na realidade do aluno com deficiência, para definir objetivos de aprendizagem e avaliar o progresso da alfabetização de estudantes autistas. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que o PEI é um instrumento de grande importância para a intervenção pedagógica na sala de aula, já que possibilita enxergar cada estudante dentro da sua singularidade, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando o tipo de atividade. Todavia as pesquisas destacam, também, que para se alcançar a alfabetização da criança com Transtorno do Espectro Autista, são necessárias intervenções efetivas, que envolvam ações formativas e o abandono de recursos pedagógicos tradicionais, que na maioria das vezes, são responsáveis pela expansão das dificuldades no processo de inclusão e, consequentemente, no processo de alfabetização desses discentes.
Palavras-chave: Plano de Ensino Individualizado (PEI); autismo; alfabetização; formação docente; aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.