(EX)INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
O MUNICÍPIO DE SERRA (ES) EM FOCO
Resumen
Considerando a educação e, por conseguinte, a educação especial, enquanto campo de interesse do campo sociológico, esse artigo coloca em evidência algumas questões educacionais emergidas durante o contexto de pandemia por Covid-19. Tomando como campo investigativo o sistema de ensino municipal da Prefeitura de Serra, Espírito Santo, Brasil e o ano letivo de 2020, o presente artigo utiliza-se dos pressupostos teórico-metodológicos de Peter Burke (1980) e Norbert Elias (1994), principalmente com os conceitos de Estrutura, Função, Papel Social e nas discussões relativas aos Indivíduos, Sociedade e sua interdependência. Dessa maneira, o ensaio acadêmico tem como objetivo tecer reflexões acerca dos impactos da pandemia ocasionada por Covid-19 nos processos de ensino-aprendizagem e problematizar as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Serra (SEDU), durante o período mencionado. Após as discussões, problematizamos a adoção das Atividades Pedagógicas Não-Presenciais (APNP) como principal estratégia adotada pelo município, apontamos algumas evidências sociológicas que legitimam o esforço mínimo para com a Educação Especial e problematizamos o desinvestimento tecnológico educacional no município e a comunicação falha entre escola e família, apontando-os como fatores desestimuladores para o ensino.
Palavras-chave: Educação Especial. Pandemia. Atividades Pedagógicas NãoPresenciais (APNP). Papel Social. Interdependência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.