Reflexões acerca da natureza do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) a partir da experiência com a disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia"
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v6i3.17182Resumo
A problemática do artigo situa-se entre duas questões acerca da natureza do PROF-FILO: 1) Quais as singularidades do PROF-FILO em relação ao mestrado acadêmico?; 2) Como escapar à reciclagem e atualização, que são, usualmente, os objetivos dos mestrados profissionais do tipo PROF? Estas questões serviram de subsídios teórico-metodológicos para o planejamento e execução da disciplina "Laboratório de Ensino de Filosofia", ministrada pelo núcleo sediado pela UFABC, que adotou a valorização das experiências profissionais e dos saberes da experiência. O foco da disciplina foi o processo de escrita de si, considerando três modalidades: caderno de escrileituras, cartas e memorial. Para ativar a escrita do memorial, cinco dispositivos foram trabalhados: análise de memoriais acadêmicos, narrativas das experiências históricas, escritas ficcionais, narrativas das experiências-limite e escritas durante o caminhar pela cidade. Alguns resultados preliminares apontam para o descondicionamento e estranhamento do lugar de professor e das aulas ministradas pelos participantes da disciplina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.