Considerações sobre a "atualidade" de Schopenhauer

Autores

  • Leandro Chevitarese UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20883

Resumo

O presente artigo pretende investigar o problema filosófico da "atualidade" de Schopenhauer. A filosofia de Schopenhauer apresenta-se como uma metafísica imanente, sua verdade portanto independe do tempo, ou da história. De que forma seria possível afirmar sua "atualidade"? Para tratar desta questão o artigo investiga a concepção shopenhaueriana de história, tendo em vista melhor compreender o "valor da história".  Em seguida, procura investigar a possibilidade de uma interpretação em sintonia com a "Esquerda Schopenhaueriana" para melhor conceber o sentido em que seria possível afirmar sua da "atualidade".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Chevitarese, UFRRJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia, na área de Filosofia da Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, na área de Ética Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Filosofia, na área de Ética, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no Departamento de Educação e Sociedade. Professor da Pós-graduação em Filosofia da UFRRJ (PPGFIL), na Linha de Pesquisa: Subjetividade, Ética e Política. Tem experiência na área de Filosofia, Educação e Sociedade, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Schopenhauer, Vontade e Liberdade; Crise da Modernidade; Foucault, Relações de Poder e Produção de Subjetividade. Membro da Sociedade Schopenhauer no Brasil (seção brasileira da Schopenhauer-Gesellschaft). Membro do Núcleo de sustentação do GT Schopenhauer na ANPOF. Membro do Núcleo de Estudos Schopenhauer-Nietzsche da UFRRJ.

Downloads

Publicado

28-02-2019

Como Citar

Chevitarese, L. (2019). Considerações sobre a "atualidade" de Schopenhauer. Sofia , 7(2), 43–58. https://doi.org/10.47456/sofia.v7i2.20883

Edição

Seção

Dossiê Schopenhauer