NOS BRAÇOS DE PROMETEU
APONTAMENTOS SOBRE TÉCNICA E ANTROPOTÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v9i2.30494Resumo
O presente artigo consiste em uma tentativa de compreensão de linhas divisórias, pontos de tensão, convergências e disjunções exequíveis entre a apreciação filosófica da técnica no pensamento de José Ortega y Gasset, e os conceitos de antropotécnica aduzidos nas meditações de Peter Sloterdijk e Fabián Ludueña Romandini, problematizando seus respectivos pressupostos e suas possíveis implicações. Conforme conjeturamos, embora tensa e abrasiva, haveria uma linha de continuidade entre a reflexão orteguiana acerca da técnica e a construção do discurso teórico em torno da antropotécnica na filosofia contemporânea, baseada na pressuposição do caráter autoplástico do humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.