A Fenomenologia da Percepção e a tarefa de pensar o impensado em Husserl: notas sobre a crítica à constituição transcendental em Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.47456/sofia.v4i2.11557Resumo
Resumo: É inquietante esta sugestão merleau-pontiniana para pensar o impensado em Husserl. Gostaríamos de levá-la adiante. Evidentemente, não pretendemos esgotar a questão e nem tampouco abarcar a filosofia merleau-pontiana em sua totalidade. Trata-se apenas de sugerir algumas notas a respeito, tendo por foco a Fenomenologia da percepção naquilo que toca sobretudo ao problema da constituição transcendental ou, melhor dizendo: de sua impossibilidade.
Referências
ABESS/CEDEPPS, Diretrizes gerais para o curso de serviço social. Cadernos Abess. Formação profissional: Trajetórias e desafios. SP: Cortez n.7. p. 58-76, 1997.
GUERRA, Yolanda, O projeto Profissional Crítico: estratégia de enfrentamento das condições contemporâneas da prática profissional. Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n.91, p. 5-33, set. 2007.
IAMAMOTO, Marilda Vilela, Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: Ensaios críticos. São Paulo: Cortez, 1997.
_________________________, O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: Uma análise so Serviço Social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 1998.
___________________, Transformações Societárias e Serviço Social: Notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. Revista Serviço Social e Sociedade nº 50, p. 87-128. São Paulo: Cortez, 1998.
__________________, O Serviço Social e a tradição marxista. In: Revista Serviço Social e Sociedade. Nº 30, ano 10, abril, 1989.
PAIVA, Beatriz Augusto et al: Reformulação do Código de Ética: Pressupostos históricos, teóricos e políticos: In______, Serviço Social e Ética: Convite a uma nova Práxis: BONETTI, Dilséa Adeodata et al. (org). 2. ed. São Paulo, Cortez, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2015 André Constantino Yazbek

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dada a política de acesso público da revista, o uso dos textos publicados é gratuito, com a obrigação de reconhecer a autoria original e a primeira publicação nesta revista. Os autores das contribuições publicadas são inteiramente e exclusivamente responsáveis por seus conteúdos.
I Os autores autorizam a publicação do artigo nesta revista.
II Os autores garantem que a contribuição é original e assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo em caso de impugnação por terceiros.
III Os autores garantem que a contribuição não está sob avaliação em outra revista.
IV Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-BY.
V Os autores são autorizados e incentivados a divulgar e distribuir seu trabalho on-line após a publicação na revista.
VI Os autores dos trabalhos aprovados autorizam a revista a distribuir seu conteúdo, após a publicação, para reprodução em índices de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
VII Os editores reservam o direito de fazer ajustes no texto e adequar o artigo às normas editoriais da revista.















