Voltar à Antiguidade? A visão holística do homem, sua perda, sua retomada

Autores

  • Karla Vasco Cotta Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.47456/sofia.v8i2.23166

Resumo

Neste estudo abordaremos algumas etapas da concepção holística que caracteriza as relações entre o homem, o cosmo e a sociedade na época das Antiguidades Arcaica e Clássica; a transformação da visão holística como consequência da alteração da concepção antropológica ao longo da época moderna; para terminar com uma reflexão que destaque a necessidade de voltar à humanização. Na introdução, nossa atenção estará direcionada, especificamente, para a perspectiva holística com a qual a filosofia e a medicina inauguraram o estudo propriamente antropológico. Em seguida, será examinado o momento de passagem da visão holística para uma concepção mecanicista do homem e das práticas sociais que o veem como objeto de estudo e de cuidado. Por fim, gostaríamos de destacar os esforços que estão sendo efetuados para voltar a uma visão global na qual o homem, a sociedade e a natureza fazem parte de um único e mesmo sistema orgânico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Vasco Cotta, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988), com especialização em Saúde Pública trabalhando na área de Tisiologia. Possui Prova de Títulos em Acupuntura (2004). Possui Graduação em Filosofia pela mesma Universidade (2014). É atualmente Mestre do Curso de Filosofia da UFES.

Downloads

Publicado

22-12-2019

Como Citar

Cotta, K. V. (2019). Voltar à Antiguidade? A visão holística do homem, sua perda, sua retomada. Sofia , 8(2), 50–65. https://doi.org/10.47456/sofia.v8i2.23166