CHAMADA PARA A EDIÇÃO Nº 50 - SEGUNDO SEMESTRE DE 2025

12-05-2025

A Revista Temporalis, periódico científico editado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), neste ano de 2025 completa 25 anos de existência. Lançada no ano 2000, a revista possui importância na história profissional por tornar-se um veículo profícuo de divulgação da produção de conhecimentos, publicando trabalhos científicos no âmbito do Serviço Social e áreas afins, articulada às temáticas das diferentes gestões da ABEPSS e aos debates realizados pelos seus Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs).

Criados em 2010, os GTPs completam 15 anos em 2025 e constituem-se em núcleos, formados por docentes e pesquisadoras/es, capazes de produzir o adensamento teórico-prático sobre questões estruturais e emergentes à profissão, bem como promover debates fecundos sobre temas de interesse profissional e da organização política em torno das lutas sociais. Os GTPs possuem oito eixos temáticos estruturantes que comportam dimensões particulares e transversais, a saber: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Feminismos, Relações Étnico-Raciais, de Gênero, Sexualidades e Classe Social; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social; Serviço Social; Geração e Classes Sociais.

Este número da Revista Temporalis fará um resgate histórico dos 25 anos do periódico e dos 15 anos dos GTPs da ABEPSS, considerando a importância desses espaços na produção e na disseminação do conhecimento para o Serviço Social. Será uma edição comemorativa que trará o dossiê temático “Marcas do Tempo, Marcas da Luta: a trajetória dos 25 anos da Temporalis e dos 15 anos dos GTPs”, com artigos de pesquisadoras/es convidadas/os que fizeram parte desta construção coletiva.

Nesta Edição, a Revista Temporalis NÃO RECEBERÁ NOVAS SUBMISSÕES TEMÁTICAS E/OU TEMAS LIVRES (devido ao quantitativo de artigos atualmente em avaliação).