CHAMADA PARA A EDIÇÃO N. 52 -

06-01-2026

Este número tem por objetivo comemorar os 90 anos do Serviço Social, os 80 anos de ABESS/ABEPSS e 30 anos da aprovação, pela categoria, das Diretrizes Gerais para o curso de Serviço Social no Brasil.

O dossiê busca reunir reflexões críticas, análises históricas e produções acadêmicas que abordem os marcos fundamentais da trajetória da ABEPSS, das Diretrizes Curriculares e da profissão de Serviço Social no Brasil. Pretende-se destacar os processos de construção coletiva presentes na história e na memória do desenvolvimento e da renovação crítica do Serviço Social, articulando seus marcos com a organização político-acadêmica, os fundamentos da formação e do trabalho profissional, a interlocução da profissão com os espaços de organização político-profissional, com as lutas sociais emancipatórias, os desafios enfrentados, as conquistas institucionais e políticas, bem como os legados que permanecem vivos na memória da categoria.

Este dossiê é uma oportunidade de celebrar a memória e a história da ABEPSS e do Serviço Social brasileiro, reafirmando o compromisso histórico da profissão com a defesa dos direitos sociais, da democracia e da justiça social. Ao recuperar a memória coletiva e a historicidade das lutas e conquistas da categoria, reafirma-se que a preservação da história não é apenas um exercício de rememoração, mas um ato político de resistência para o fortalecimento do projeto ético-político do Serviço Social, na luta pela superação de todas as formas de exploração e opressão. 

As submissões devem ser realizadas por meio do site da Revista Temporalis (https://www.temporalis.org.br), conforme as normas para autoras e autores disponíveis na plataforma. O prazo para envio dos artigos para o dossiê é até 30/04/2026 e a publicação está prevista para a edição de n. 52, jul. a dez. de 2026.