ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013

Autores

  • Larissa Dahmer Pereira Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p37-78

Resumo

No presente texto objetivamos abordar como o quadro de expansão do ensino superior repercutiu na formação de graduação do Serviço Social brasileiro, refletindo ainda sobre a imbricada relação entre expansão mercantilizada e o sistema de regulação/supervisão/avaliação do ensino superior. Em seguida, apresentamos uma síntese dos relatórios de área do Serviço Social, relativos aos Exames Nacionais de Desempenho dos Estudantes (ENADE) realizados nos anos de 2004, 2007, 2010 e 2013. Após a apresentação dos resultados, realizamos uma análise comparativa entre os mesmos, problematizando a qualidade do processo formativo diante de resultados tão precários.

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Biografia do Autor

Larissa Dahmer Pereira, Universidade Federal Fluminense - Niterói (RJ)

Graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ESS/UFRJ). Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da ESS/UFRJ. Doutora em Serviço Social pelo PPGSS/ESS/UFRJ. Atuou como assistente social nas áreas de Saúde (Hospital Geral) e Saúde Mental. Professora adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/Niterói, onde ministra disciplinas nas áreas de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social e de Política Social. É pesquisadora na área de Política Social, com enfoque na política educacional para o ensino superior e a formação profissional em Serviço Social. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES), da Universidade Federal Fluminense, atuando na linha de pesquisa: "Mercantilização da educação superior e a formação profissional dos assistentes sociais". É coordenadora e editora do site www.assistentesocial.com.br.

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Publicado

13-02-2017

Como Citar

Pereira, L. D. (2017). ENADE NO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DOS RELATÓRIOS 2004-2013. Temporalis, 16(31), 37–78. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p37-78